terça-feira, 21 de junho de 2011

Colheita do cacau começa com atraso no sul da Bahia

Apesar do atraso, a qualidade está sendo considerada boa.

Já o preço baixo pago pela arroba preocupa os produtores.

A colheita em uma fazenda de 12 hectares no município de Uruçuca, no sul da Bahia, começou esta semana, bem diferente do ano passado, quando nesta mesma época, quase 10% já havia sido colhido.

Apesar do atraso, a qualidade do cacau está sendo considerada boa. Os frutos estão perfeitos para a indústria do chocolate, sem ataques de pragas ou fungos.

A expectativa dos produtores para a safra deste ano não é tão boa quanto a do ano passado. De acordo com a Associação dos Produtores de Cacau da Bahia, em 2011, a safra deve ser de 120 mil toneladas, 20% a menos em relação à safra passada.

Henrique Almeida, produtor de cacau há mais de 30 anos e presidente da Associação dos Produtores de Cacau tem uma fazenda com 90 hectares do fruto. Ele ainda não começou a colheita este ano e não está entusiasmado com o preço.

No ano passado, a arroba do cacau foi vendida por R$ 95, agora, o preço de mercado está girando em torno de R$ 76. “Os custos aumentaram, os insumos tiveram aumento em torno de 50%, a mão-de-obra aumentou e estamos tendo redução no preço da arroba”, lamenta Henrique.

Fonte: G1: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/04/colheita-do-cacau-comeca-com-atraso-no-sul-da-bahia.html, em 29/04/2011


Um comentário:

  1. Em algumas fazendas no município do Piraí do Norte -Ba o que se percebe é um aumento da produção em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo os produtores o aumento se deve aos tratos culturais, como poda de limpeza e adubação, feitos na época correta.

    ResponderExcluir

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!