sábado, 12 de setembro de 2009

BRASIL EXPORTA CACAU ORGÂNICO PARA ÁUSTRIA


Pelo segundo ano consecutivo o cacau da Cooperativa de Produtos Orgânicos da Amazônia (Copoam) está sendo exportado para o mercado europeu, com o objetivo de atender chocolatarias com sede na Áustria. Durante o mês de setembro serão exportadas 24 toneladas de amêndoas secas. A alta qualidade intrínseca das amêndoas do cacau amazônico, aliada ao certificado de produto orgânico e de mercado justo (fair trade), disponibilizados pelo Instituto de Mercado Orgânico (IMO), garante compradores assíduos para o produto. “Os agricultores que se dedicam a esse modo de produção, com responsabilidade social e ambiental, tem lucro maior com relação ao obtido com o produto convencional”, esclareceu Raymundo Mello, superintendente no Estado do Pará da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
O produto orgânico é uma exigência do mercado internacional, por ser cultivado sem o uso de agrotóxicos não agride o meio ambiente e por isso é mais saudável e de qualidade superior. A produção paraense de cacau orgânico é resultado de um trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ceplac, produtores, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Governo do Pará, Fundação Viver Produzir Preservar (FVPP) e Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social (DED). A Ceplac oferece orientação técnica e a Comissão de Produtos Orgânicos do Mapa contribui para dinamizar a produção do cacau orgânico paraense.
A região da Transamazônica é referência na produção de cacau orgânico. A Coopoam faz parte do Projeto de Produção Orgânica da Transamazônica, do qual fazem parte outras cinco cooperativas de agricultores que produzem 500 toneladas de cacau. O cacau é o primeiro produto comercializado pelo projeto, mas já existe produção orgânica de cupuaçu, pimenta, açaí e café, também certificados e em processo de organização da cadeia produtiva.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA CEPLAC
quinta-feira, 10/9/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!