quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CEPLAC VAI AMPLIAR A ASSISTÊNCIA AO PRODUTOR COM APOIO DA FAEB E SENAR


Dois Termos de Cooperação Técnica, ainda este ano, serão assinados pela Superintendência da Ceplac na Bahia com a Federação da Agricultura e Pecuária no Estado (Faeb) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e permitirão que seja ampliada a assistência técnica e extensão rural ao produtor de cacau. O assunto foi tema da pauta de reunião entre os dirigentes destas instituições na quinta-feira, 10, em Salvador.

Um termo de cooperação técnica, com duração de cinco anos, prevê a instalação de 36 unidades demonstrativas de cacau em dois hectares em propriedades rurais distribuídas nos municípios abrangidos pelos Núcleos Regional do Centro de Extensão da Ceplac de Valença, Ipiaú, Ilhéus, Itabuna, Camacan, Teixeira de Freitas e Eunápolis. Em um hectare, será aplicado o Manejo Integrado do Cacaueiro, o pacote tecnológico preconizado pela Ceplac, enquanto no outro hectare, chamado testemunha, o produtor aplicará sua própria tecnologia.

O chefe do Cenex, Sérgio Murilo Correia Menezes, informa que 30 áreas serão utilizadas com a clonagem já estabelecida, enquanto em seis haverá renovação total de plantas. A Ceplac vai assumir a responsabilidade pelo fornecimento de insumos para as unidades demonstrativas, no primeiro ano, com mão de obra do produtor, enquanto a Faeb e o produtor associado se encarregarão dos custos de insumos e da mão de obra, respectivamente, nos quatro anos subseqüentes.

O outro termo de cooperação técnica prevê a realização de treinamentos com recursos do Senar, através da interação entre os 50 Escritórios Locais da Ceplac e sindicatos rurais para que sejam definidas culturas prioritárias em cada município, e as necessidades de capacitação para cada atividade priorizada. Ainda acordou-se a capacitação de agentes multiplicadores entre extensionistas da Ceplac e EBDA quanto ao tema da legislação ambiental, incluindo reservas legais, áreas de preservação permanente, licenças ambientais e outros temas.
O encontro da Faeb, presidido por João Martins, contou com a presença dos diretores José Mendes Filho e Guilherme Moura. Pela Ceplac estiveram presentes o superintendente na Bahia, Antonio Zózimo de Matos Costa; o chefe do Cenex, Sérgio Murilo Correia Menezes, e o diretor – técnico Milton Conceição, além dos presidentes de Sindicatos Rurais Isidoro Gesteira, de Ilhéus; Ricardo Mujae Meira, de Una, Itatelino Leite, de Itajuipe, também funcionários da Ceplac, e Antonio Carlos Cunha Santos, de Eunápolis, e chefe do Núcleo Regional da Ceplac no Extremo-sul baiano.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA CEPLAC
terça-feira, 15/9/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!