segunda-feira, 12 de outubro de 2009

CEPLAC ACELERA DEFINIÇÃO QUANTO ÀS UNIDADES DEMONSTRATIVAS DE CACAU


O Centro de Extensão da Ceplac (Cenex) reuniu extensionistas e chefes dos Núcleos Regionais de Valença, Ipiaú, Ilhéus, Itabuna, Camacan, Eunápolis e Teixeira de Freitas no Centro de Treinamento da Superintendência da Ceplac, na Bahia, na rodovia Ilhéus – Itabuna, quinta-feira passada, 8. No encontro foram discutidos a situação atual e todos os procedimentos técnicos a serem adotados nas 37 áreas rurais onde serão instaladas unidades demonstrativas de cacau resultantes do acordo Sistema Faeb/Senar, além do sistema de gestão dessas áreas.

Segundo o diretor técnico do Cenex, Milton José da Conceição, com as unidades demonstrativas de cacau, a Ceplac quer mostrar aos produtores rurais baianos que a aplicação do pacote tecnológico preconizada pela instituição gera altas produtividades, levando ao bom desempenho da lavoura em qualquer dos agrossistemas.

O extensionista Milton José da Conceição afirma: “Precisamos elevar a produtividade da lavoura e temos tecnologia para isso, já que aprendemos a conviver com o fungo da vassoura-de-bruxa. É preciso, então, ganhar produtividade e ter lucros e com as unidades demonstrativas de cacau o produtor verá o que é possível com a aplicação da clonagem e do manejo integrado do cacau”, explicou.
Pelo convênio entre a Ceplac e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema Faeb/Senar) serão instaladas unidades demonstrativas de cacau em dois hectares em propriedades rurais distribuídas nos municípios abrangidos pelos Núcleos Regionais do Centro de Extensão da Ceplac. Em um hectare, será aplicado o Manejo Integrado do Cacaueiro, o pacote tecnológico da Ceplac, e no outro hectare, chamado testemunha, o produtor aplicará sua própria tecnologia.
O chefe do Cenex, Sérgio Murilo Correia Menezes, espera consolidar as unidades demonstrativas de cacau em cinco anos, como previsto no convênio com o Sistema Faeb/Senar, e se diz animado com o desafio. O dirigente da Ceplac destacou a reunião em Salvador nesta semana da Câmara Setorial do Agronegócio de Cacau na Bahia em conjunto com a Câmara Setorial do Agronegócio Cacau e Sistemas Agroflorestais Renováveis, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em que se assinou termo de ajustamento das dívidas da lavoura cacaueira entre a Desenbahia, Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA CEPLAC
sexta-feira, 9/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!