sábado, 10 de outubro de 2009

REDE AGRICULTURA EXIBE DOCUMENTÁRIO SOBRE CACAU CAPIXABA NO 15º SALÃO DO CHOCOLATE EM PARIS



Divulgação

O Espírito Santo ocupa o terceiro lugar entre os maiores produtores de cacau do Brasil.
Os produtores de cacau do Espírito Santo terão sua história exibida no 15º Salão do Chocolate, que acontece de 14 a 18 de outubro, em Porte de Versailles, Paris. O documentário intitulado ‘Floresta de Chocolate’, que foi produzido pela Rede Agricultura (www.redeagricultura.com.br), rádio e TV na internet da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), fala sobre a importância do cultivo do fruto para a preservação ambiental, a origem geográfica, a forma de processamento industrial e artesanal, e a realidade socieoeconômica de cerca de 20 mil pessoas que vivem da cacauicultura no Espírito Santo.
O Espírito Santo, que ocupa o terceiro lugar entre os maiores produtores de cacau do Brasil, foi convidado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para integrar a comitiva junto com os estados da Bahia e Pará que ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugares no ranking brasileiro.
Para a produção do vídeo, de aproximadamente 12 minutos e que também tem versões em inglês e francês, a Seag contou com a parceria da Associação de Cacauicultores de Linhares (Acal) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Nos quatro dias de evento os visitantes poderão ver a peça no estande ‘Brasil Cacau’.



Além do vídeo, será distribuído um folder institucional sobre a lavoura cacaueira do Espírito Santo. A peça gráfica também está disponível nas versões em inglês e francês e ainda apresenta um aroma artificial de chocolate. Todo material também será entregue e exibido nos Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Alemanha, São Paulo e Rio Grande do Sul, que são os principais mercados compradores do líquor de cacau de origem da Floresta do Rio Doce, em Linhares.
Assista aqui (link) o trailer do vídeo ‘Floresta de Chocolate’.

O evento
O Salão do Chocolate é o maior evento mundial dedicado ao chocolate. Idealizado e desenvolvido por Sylvie Douce e François Jeantet, um casal de empreendedores apaixonados pelo produto, o salão ultrapassou as fronteiras e já é exportado para os Estados Unidos, de 30 de outubro a 1º de novembro; Japão, de 27 de janeiro a 14 de fevereiro de 2010; Rússia, em homenagem ao Ano da França na Rússia; China, de 21 a 24 de janeiro de 2010; e a partir do próximo ano para o Egito, em abril de 2010, e Espanha, novembro de 2010.
No parque de exposição, de 14 mil m², estarão acolhidos 400 participantes provenientes da França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Itália, Luxemburgo, Japão, Suíça, dentre outros. O Brasil vai contar com um encontro internacional, dentro da programação do salão para os próximos anos, que será o ‘Forum brésilien sur le cacao réunissant planteurs et chocolatiers’, em 2011.
Renovação da lavoura
Ainda neste mês de outubro, a Seag lança a segunda etapa do programa de ‘Renovação da Lavoura Cacaueira’, que por meio de técnicos do Incaper vão destacar as técnicas de poda e enxertia aplicadas ao cacaueiro e a produção de mudas clonais produtivas e tolerantes às doenças e adaptadas às condições de clima e de solo.
Com a renovação do parque cacaueiro do Espírito Santo, a lavoura vai apresentar maior resistência à principal praga que afeta as plantas, a vassoura-de-bruxa.
Para o secretário de Estado da Agricultura, Ricardo Santos, o início da segunda fase do programa vai servir de fortalecimento à cultura cacaueira no Estado. “A intenção é estimular o desenvolvimento sustentável da cacauicultura no Estado, por intermédio da ampliação da assistência aos produtores”, avalia o secretário.

O cacau no Espírito Santo
O Espírito Santo possui cerca de 20 mil hectares plantados com cacau e a atividade envolve cerca de 1.200 produtores. Cerca de 95% dessa área está no município de Linhares, e o restante, principalmente nos municípios de São Mateus, Colatina e Nova Venécia. A estimativa é que em 2010 a produção seja de aproximadamente 13 mil toneladas.

Novo Pedeag
Promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor cacaueiro é uma das metas do Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag). As principais estratégias do Novo Pedeag são: consolidar o plano de recuperação da lavoura cacaueira, visando elevar a competitividade nas lavouras tradicionais e a implantação de lavouras em sistemas agroflorestais, dentre outros.
O documento está disponível na íntegra, inclusive na versão em inglês, para a consulta nos sites www.seag.es.gov.br e www.redeagricultura.com.br

Informações à Imprensa:
Gerência de Informação e Análise – Seag
Marcelo Martinsimprensa@seag.es.gov.brTel: (27) 3132-1425/ 9824-1739
Texto: Eduardo Brincocomunicacao@seag.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!