sexta-feira, 28 de agosto de 2009

GOVERNO CRIA REDE DE SERVIÇOS PARA PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE


Foi finalizada nesta quinta-feira, dia 27, a construção da Rede de Serviços para Produtos da Sociobiodiversidade. Durante encontro, em Brasília, cerca de 80 pessoas que atuam na prestação de serviços de apoio aos Povos, Comunidades Tradicionais, da Agricultura Familiar - além de representantes dos governos federal, estadual e instituições de pesquisa e ensino - participaram da construção da Rede.
A medida tem o objetivo de apoiar o associativismo e o cooperativismo; a formalização dos empreendimentos; a qualificação da gestão; o desenvolvimento de produtos e inovações tecnológicas; o assessoramento para a elaboração de planos de negócios, a qualificação para o acesso a mercados e a criação de redes de comercialização e para acesso ao crédito.//
O Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo Campos, explica como funcionará a Rede de Serviços para Produtos da Sociobiodiversidade:
Sonora (Arnoldo campos):
"O Ministério do Desenvolvimento Agrário ficou responsável por coordenar essa Rede. Ela vai ter um portal dentro do site do MDA com as principais informações, as principais instituições prestadoras de serviços; nós vamos ter recursos direcionados para a contratação de serviços que vão resolver parte dos problemas que foram identificados nessas cadeias produtivas, vamos ter coordenadores dentro dos ministérios e dos estados que vão se responsabilizar por determinados grupos de assuntos que precisam de solução técnica, tecnológica de apoio".
Inicialmente, serão implementadas cadeias produtivas de Castanha-do-Brasil e babaçu./ O objetivo é atender 500 mil famílias, beneficiando quase dois milhões de extrativistas.//
A extrativista Cledineuza Oliveira, de 52 anos, mora no município paraense de São Domingos do Araguaia e fala da expectativa com a construção da Rede de Serviços:
Sonora (Cledineuza Oliveira):
"Eu acho que esse encontro, esse estudo que está sendo feito agora, vai melhorar as nossas condições, divulgar melhor os nossos produtos. Vamos ter os técnicos para orientar melhor e ter mais aproveitamento do que a gente já vinha tentando fazer e não tinha essa condição".
A Rede de Serviços de Produtos da Sociobiodiversidade é um projeto desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade. O plano é coordenado pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome com a participação da CONAB.
Fonte: Pantanalnews, 28/08/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!