O Brasil deve produzir 26,65 milhões de toneladas de raiz de mandioca, em 2009, em área plantada de 1,87 milhão de hectares. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e foram anunciados na 15ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados, nesta terça-feira (14).
Segundo dados da Conab, 16,84 milhões de toneladas de mandioca devem ser produzidas nas regiões Norte e Nordeste e 9,80 milhões, no centro-sul do País. Para o presidente da Câmara Setorial, João Eduardo Pasquini, os números apresentados mostraram queda na produção no Norte e Nordeste, devido à secas, e crescimento na região Centro-Sul.
Em relação a 2008, os números da Conab revelaram, ainda, uma redução nos preços pagos ao produtor do centro-sul que, em fevereiro de 2009, recebeu R$ 132,50 por tonelada. Segundo o presidente da Câmara Setorial, os preços estão mais elevados. “No nordeste paga-se, hoje,
Maurício Yamakawa, da Associação Brasileira de Amido de Mandioca (ABAM), foi eleito presidente da Câmara da Mandioca e toma posse na reunião marcada para 14 de julho, em Botucatu/SP, durante o Congresso Brasileiro de Mandioca. (MAPA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário