sábado, 20 de junho de 2009

BA; Estado já pode exportar laranjas e limão


Rio Real/BA
“Hoje é um dia especial para a Bahia. Este diploma é uma honra para nosso Estado”, disse o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, Roberto Muniz, ao receber do diretor de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, (Mapa), José Geraldo Baldini a certificação de que a Bahia é área livre da Pinta Preta, Cancro Cítrico, Mosca Negra dos Citros, Morte Súbita e Greening, doenças que acometem os citros.
A Bahia é o segundo produtor de citros do Brasil e o primeiro do Nordeste. Com esse novo status, já pode exportar para outros estados e para o exterior frutos e mudas desta cultura. A declaração do MAPA foi feita nesta sexta-feira, (19) na cidade de Rio Real, um dos maiores produtores de citros do Estado, na Escola Municipal Raimundo Guimarães do Nascimento.
De acordo com o secretário Roberto Muniz, a declaração feita pelo Mapa é como “uma ponte que liga Rio Real e a Bahia ao mundo. É uma certidão de nascimento que atesta que a laranja e o limão produzidos no nosso Estado são sadios e de qualidade”. Para o secretário, que destacou e elogiou a atuação da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Adab, na implementação das ações de vigilância e controle, “esta conquista não é só do governo. É dos produtores que trabalham sem descanso na busca da qualidade”.
Roberto Muniz lembrou que a citricultura é uma atividade que envolve grande quantidade de agricultores familiares, e destacou a necessidade e os esforços que o governo Wagner vem fazendo para fortalecer a agricultura familiar.
O diretor de Sanidade Vegetal do Mapa, José Geraldo Baldini disse que o ministério considerou a relevante produção de citros no Estado, principalmente na região do Litoral Norte, e o rigoroso trabalho de defesa fitossanitária realizado pela Seagri através da Adab. Ele disse que o reconhecimento do MAPA vale como um passaporte para que os citros produzidos na Bahia alcancem qualquer parte do país e do exterior, como frutas de origem e de qualidade.
O diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, destaca que com o reconhecimento do Mapa, a Bahia ganha condições de comercializar sua produção e mudas de citros com outros estados, pois o documento atestará a sanidade desses produtos. Cássio lembrou ainda que o trabalho realizado pela Adab está baseado em pesquisas científicas e em tecnologia de ponta. “Queremos tornar a citricultura cada vez mais forte, gerando emprego e renda e desenvolvimento para as regiões onde existe este tipo de cultura”.
Fonte: Ascom Seagri/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!