domingo, 28 de junho de 2009

CÂMARA ESTADUAL DO CACAU É INSTALADA NA FRUTAL 2009

28 de junho de 2009
Destaque no agronegócio paraense, o cacau tem sido a grande estrela da Frutal Amazônia. Das 160 toneladas nacionais produzidas anualmente do fruto, o Pará responde por 50 toneladas, número que justifica a criação da Câmara Estadual do Cacau. A instalação da Câmara ocorreu no sábado (27), durante a realização do I Seminário dos Cacauicultores do Estado do Pará.
A feira, ao lado da IX Flor Pará 2009, representa o maior evento do agronegócio da região amazônica. Essa edição recebeu o I Encontro Paraense dos Representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Agronegócio do Cacau e dos Sistemas Florestais Renováveis, dentro da programação do seminário setorizado do cacau, outra inovação deste ano.
"Quero parabenizar o governo do Estado do Pará pela iniciativa de instalar a Câmara", disse o presidente da Câmara Setorial do Cacau, Fausto Lavigne Soares Pinheiro. Também participaram da solenidade o secretário adjunto de Agricultura do Estado, José Raimundo Portilho, produtores e representantes da Câmara e de entidades de classe.
Políticas públicas - O agronegócio do cacau é constituído em câmaras setoriais, responsáveis pelo desenvolvimento de políticas públicas para o setor. Como ocorre com as culturas da pimenta, soja e café, a Câmara Nacional do Cacau acolhe as demandas das estaduais. A entidade é composta por representantes da cadeia produtiva dos setores público e privado, além de instituições como o Banco da Amazônia (Basa) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
Luciano Melo, da Câmara Setorial do Cacau, apresentou um vídeo com detalhes do projeto Agrocacau, sobre a agroindústria do fruto e a produção de chocolate. Ele falou do surgimento da Câmara e seu objetivos, e tratou de variados assuntos, como os relacionados às dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores: local de trabalho (alugado ou próprio), licenças (ambiental, municipal, de vigilância sanitária etc.) e adequações às exigências para a indústria alimentícia.
A instalação da Câmara Setorial do Cacau no Pará, analisou Fausto Pinheiro, significa que o setor está mais descentralizado e atuando nos interesses estaduais do setor. Ele também elogiou o trabalho da Camta, Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu, que considera "o melhor modelo de cooperativa aplicada à produção primária que eu já vi".
As câmaras setoriais têm ainda o objetivo geral de buscar soluções para problemas comuns aos produtores de cacau. A praga vassoura branca é um deles, e foi responsável, nos últimos anos, pela queda de mais de 450 toneladas anuais para 160 ton. na produção.
Expansão - Pinheiro também orientou os produtores para a expansão dos negócios. "Não podemos ser exclusivamente produtores de matéria prima. Pequenos agricultores de outros países, que produzem amêndoa de cacau, não estão no mesmo nível de desenvolvimento do Brasil. Façam também o chocolate, o líquido, a manteiga. Profissionalizem a gestão e especializem seus filhos", enfatizou.
Henrique Almeida, presidente Associação dos Produtores de Cacau da Bahia, ressaltou a importância da organização das câmaras setoriais para o desenvolvimento dos grandes polos, como a Bahia, o Pará e o Espírito Santo. O interesse do mercado internacional e da grande indústria pelo produto brasileiro, segundo ele, tem aumentado. Almeida lembrou ainda que a plantação de cacau é uma das menos danosas ao meio ambiente.
A criação da Câmara Estadual do Cacau foi simbólica. Posteriormente, serão escolhidos o presidente e demais integrantes da entidade, cujos nomes serão encaminhados a Brasília para a devida oficialização.
Luciane Fiuza - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!