sexta-feira, 12 de junho de 2009

SISTEMA CABRUCA DÁ SUSTENTABILIDADE AO CACAU


“A gente pratica, reconhecidamente, um dos sistemas agrícolas mais preservacionistas e de menor impacto ambiental do mundo. Há 260 anos, muitos anos antes da legislação ambiental do País, criação do Ibama e Ministério do Meio Ambiente e de se vislumbrar o Código Florestal Brasileiro, as pessoas que decidiram desenvolver esta região optaram por uma atividade agrícola de baixo impacto ambiental que sobrevive até hoje”. A afirmação foi feita pelo diretor da CEPLAC, Jay Wallace da Silva e Mota, no Dia Internacional do Cacau.
A data foi comemorada no primeiro domingo de junho em solenidade bastante concorrida, no auditório Hélio Reis de Oliveira, do Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC), e que contou com a participação do secretário estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, além de deputados federais e estaduais, prefeitos e dirigentes da AMURC, ADAB, EBDA, Associação dos Produtores de Cacau, Câmara Setorial do Agronegócio Cacau e Recursos Naturais Renováveis e grandes, médios e pequenos produtores rurais e agricultores familiares.
Para o dirigente da CEPLAC, o modelo de desenvolvimento tão buscado e referendado, atualmente, pela sociedade mundial, atravessa uma grave crise há tanto tempo sem ter reconhecido o papel preservacionista e de sustentabilidade que a lavoura e os produtores de cacau desempenham há tanto tempo. “A CEPLAC é fruto dessa riqueza e deste trabalho espontâneo de preservação. Através do sistema cabruca de produção e sem que fosse obrigado, com risco de multa ou imposições da lei ou qualquer outro mecanismo de coerção, o produtor de cacau mantém o que ainda resta de Mata Atlântica. Então é preciso se reconhecer o papel fundamental dessa lavoura”, disse Jay Wallace Mota.
O diretor da CEPLAC pediu que se fizesse uma reflexão no Dia Internacional do Cacau no sentido de verificar de que forma se deve enfrentar os problemas daqui para frente. “Não basta saber que praticamos um sistema de produção auto-sustentável nos aspectos social, econômico e ambiental. É preciso que o mundo saiba e reconheça o trabalho dessa região”, sentenciou.
O Dia Internacional do Cacau, comemorado há 49 anos, teve como tema “Desenvolvimento com Sustentabilidade”, neste ano. O evento é promoção conjunta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da CEPLAC, e Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). Além da eleição do engenheiro Pedro Roberto Santos Magalhães, da Fazenda Lajedo de Ouro, em Ipiaú, como “Cacaicultor do Ano” também foi indicado “Cacauicultor Destaque” o agricultor familiar Valdomiro Araújo Santos, da Fazenda Boa Sorte, no Serrado, em Ilhéus.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA CEPLACsexta-feira, 12/6/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!