terça-feira, 16 de junho de 2009

SEAGRI DEFENDE INDUSTRIALIZAÇÃO DO CACAU



“Apenas 3 a 5% do que é produzido fica com o produtor de cacau. A maior parte fica com a indústria e o comércio. Fazer crescer esse percentual, aumentar a produtividade e a lucratividade são os grandes desafios que temos que enfrentar”.
A afirmação foi feita na manhã desta segunda-feira, (15.06), pelo secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, ao participar da abertura do Workshop Internacional sobre Políticas do Cacau, promovida em Salvador, no Bahia Othon, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa, e pela Aliança dos Países Produtores de Cacau, Copal.
Falando para representantes dos governos de Camarões, Costa do Marfim, República Dominicana, Gabão, Malásia, Nigéria, São Tomé e Príncipe, e Togo, países que com o Brasil formam a Copal e juntos produzem 24 milhões de toneladas/ano de cacau, (75% da produção mundial), o secretário Roberto Muniz destacou a necessidade de qualificar a produção e verticalizar a cadeia, estimulando a instalação de indústrias de chocolate. “Não é justo exportar nossa amêndoa e recebê-la de volta com outro nome. Precisamos ampliar nossa participação no mercado consumidor”.
O workshop, promovido pelo Mapa e pela Copal, prossegue até o dia 19 com o objetivo de definir uma postura harmônica nas políticas dos países membros da Aliança para um posicionamento firme diante do mercado mundial. “O mercado consumidor dita o preço, diz quanto quer pagar. Temos que romper esta
amarra”, afirma o secretário. Do encontro iniciado hoje sairá um documento para balizar a posição da Copal durante a conferência internacional marcada para acontecer nos dia 16 a 21 de novembro deste ano, na Indonésia.
MEIO AMBIENTE
O secretário da Agricultura da Bahia destacou os esforços do governo para recuperar a lavoura cacaueira, e disse que “através do PAC estamos renegociando as dívidas dos produtores e discutindo a sustentabilidade do setor”. Muniz lembrou que o cacau é a única cultura que protege o meio ambiente e acentuou que como produção agroflorestal o cacau preserva na Bahia um bioma importante para o País, que é a Mata Atlântica.
A renegociação da dívida é o primeiro passo, disse o secretário, apontando outras ações como o adensamento da produção do cacau, com aumento da área planta e surgimento de plantações em outras regiões do Estado, a diversificação das culturas e a verticalização da cadeia produtiva. O secretário lembrou que na semana passada a Seagri iniciou a distribuição de um milhão de mudas de seringueiras, e disse que já foram distribuídas 70 mil mudas de dendê, 250 mil mudas de fruteiras e um milhão de mudas de cacau produzidas pelo Instituto Biofábrica do Cacau.
Com relação à industrialização, o secretário informou que já existem empresários interessados em investir no setor. “Não temos mais como abrir mão dos lucros, da capacidade de gerar emprego e renda. Esse desafio não é apenas nosso, a luta é conjunta de todos os países produtores de cacau. Aqui no Brasil estamos retomando as discussões e executando ações para qualificar ainda mais o nosso cacau”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!