quinta-feira, 30 de julho de 2009

JOVENS, MULHERES E CEOs LIDERAM MUDANÇA DE HÁBITOS DE CONSUMO


Por Henrique Andrade Camargo, do Mercado Ético

Se as marcas verdes trabalharem para satisfazerem as expectativas de seus consumidores, vão conseguir morder uma fatia maior do mercado em que atuam e, consequentemente, aumentar suas receitas. Pelo menos é essa a conclusão de um grupo internacional de empresários, designers e executivos ligados à sustentabilidade, que se reuniram recentemente em Monterey, no Canadá, durante a Sustainable Brands 2009 (SB09).
Segundo a chefe de sustentabilidade da agência de relações públicas Cohn & Wolfe, Annie Longsworth, 76% dos consumidores esperam gastar o mesmo ou ainda mais em produtos verdes. Ela reforça que os maiores crescimentos de mercado estão justamente nesse nicho, principalmente entre os produtos mais baratos.
Três grupos-chaves encabeçam o público com maior potencial de mudanças de hábitos de consumo. São eles: as mulheres, os CEOs e, principalmente, os jovens.
A juventude, de acordo com uma pesquisa da Cohn & Wolfe, vê o século 20 como uma época da qual herdaram uma série de problemas relacionados ao futuro, como, por exemplo, a mudança climática. O grupo vem adotando a sustentabilidade como um ponto de referência e baseiam o que e onde comprar conforme os valores pessoais de cada um.
Os jovens são vistos como o grupo mais importante de todos devido a sua maior facilidade de aderir às novidades. Como mostra uma reportagem do Entrepeneur.com, foi essa faixa que mudou o paradigma dos CDs para downloads digitais, além do hábito de enviar cartas de papel para o de mandar emails.
Além disso, o Entrepeneur.com aponta que aqueles com 18 anos hoje estarão construindo família em breve e estarão gastando seus trilhões de dólares em poder de compra nos produtos que acreditam ser mais sustentáveis.
Para as mulheres, a sustentabilidade está mais ligada ao bem-estar e à saúde da família. Como aponta Diane MacEachern, fundadora e CEO da Big Green Purse, uma organização de consumo consciente voltado para o público feminino dos EUA, as mães estão abraçando a sustentabilidade como causa. “Elas estão comprando alimentos orgânicos cultivados localmente e automóveis com baixas emissões, porque querem um ambiente limpo para os seus filhos.
Já os CEOs baseiam-se nos números. Eles acreditam que a mudança climática é real, que foi ocasionada pelo homem e que suas organizações devem reduzir sua pegada de carbono. Além disso, também estão interessados em parte do mercado verde, que deve crescer cada vez mais com as mudanças de hábitos da população. Só nos Estados Unidos, os três públicos aqui apontados serão responsáveis por gastos de 10 trilhões de dólares todos os anos.
(Envolverde/Mercado Ético)


-- Raquel Arouca
Biologist, PhD in Science
Director A Rocha Brazil
Site: www.arocha.org.br

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"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
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