quarta-feira, 15 de abril de 2009

15 de abril - Dia da Conservação do Solo

A ciência do solo envolve conhecimentos diversos, como química, física e biologia aplicada a diversas áreas. Da gênese à fertilidade; do ensino e da pesquisa ao manejo; da conservação à classificação, diversos profissionais, das mais diferentes especialidades, lidam direta ou indiretamente com esse recurso e sua conservação é um desafio multidisciplinar. Só no Sistema Confea /Crea, lidam com o solo técnicos e tecnólogos de diversas especialidades; engenheiros de diversas modalidades; agrônomos; geólogos e geógrafos, cada um com seus interesses específicos.
O compromisso de gerir a utilização de seus elementos de modo a produzir o maior benefício sustentado para a população atual e manter as potencialidades e o equilíbrio necessário às gerações futuras é um compromisso de vários profissionais. Nesse dia 15 de abril, Dia da Conservação do Solo, o Confea chama a atenção de todos os profissionais do Sistema que lidam com o solo.
Diversas alternativas têm sido pensadas para estimular o conservacionismo. Um exemplo são os debates promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente em torno do Projeto de Lei de Pagamentos por Serviços Ambientais. O objetivo é remunerar aqueles que conservam a biodiversidade, recuperam ou conservam as florestas e promovem a conservação do solo. O MMA iniciou os debates no último dia 6 de abril e a meta do governo é concluir o texto da Lei nos próximos meses, promover diversos debates públicos e levar a matéria à votação no Congresso Nacional até o fim de 2009. Mais informações em www.mma.gov.br

Curiosidade – O dia 15 de abril foi determinado como Dia da Conservação do Solo em 13 de novembro de 1989, por meio da Lei nº 7.876, em homenagem ao americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881). Benett foi considerado o “pai da conservação do solo” em decorrência de suas experiências pioneiras sobre solos e agricultura e sua capacidade de comunicação, que fizeram com que suas pesquisas fossem reconhecidas internacionalmente.

Fonte: CREA - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!