terça-feira, 14 de abril de 2009

Regiões produtoras de banana avaliam variedades resistentes a doenças

Segundo maior produtor de banana do país, o Estado da Bahia, hoje com 57 mil hectares cultivados em grande parte dos municípios, produz anualmente mais de um milhão de toneladas. Esses números refletem a grande importância social e econômica no contexto da agricultura estadual, pois, além de ser largamente utilizado na alimentação, o fruto contribui para a geração de emprego e renda dos produtores familiares.


Embora sejam adotadas técnicas de cultivo avançadas em algumas regiões, particularmente em perímetros irrigados, como no Médio São Francisco, o cultivo estadual ainda se caracteriza pelo baixo nível tecnológico, resultando em baixa produtividade e baixa qualidade dos frutos produzidos, influenciando diretamente na comercialização e no valor da produção.


Para reverter o quadro de baixa produtividade, o Governo do Estado vem realizando pesquisas através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Foram implantadas 12 Unidades de Avaliação de Bananas Resistentes à Sigatoka-Negra, doença da bananeira que vem dizimando pomares localizados nas principais regiões produtoras do mundo.

As unidades estão localizadas nos municípios de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Conceição do Almeida, Utinga, Ihéus, Wenceslau Guimarães, Juazeiro, Glória, Campo Formoso, Ponto Novo, Teixeira de Freitas e Barra do Choça.


“Já tive o campo todo perdido devido a pragas e agora estou entusiasmado com a possibilidade de obter novas variedades, resistentes a doenças, principalmente, à Sigatoka-Negra e à Amarela”, disse o agricultor Jardel Novais Xavier, 40 anos, da fazenda Rio do Meio, em Barra do Choça.

Cultivo

Na unidade da Estação Experimental de Barra do Choça, os resultados são promissores. Das 18 variedades avaliadas, a Japira(PV 42 142), PV 79-34 e FHIA 18, destacam-se pelo vigor das plantas, pela resistência às principais doenças presentes na região - Sigatoka-Amarela e Mal-do-Panamá -, produtividade, qualidade do fruto e propriedades organolépticas (sabor, cheiro, etc.).


As variedades foram selecionadas e indicadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizada no município de Cruz das Almas, que realizou os estudos básicos de resistência às principais doenças e demais características de interesse agronômico e econômico para o cultivo da bananeira. “Com a nossa avaliação, em nível regional, estamos confirmando

a viabilidade técnica e econômica do plantio de novas variedades pelos agricultores da região. Os interessados podem se dirigir à própria Embrapa que dispõe de uma Biofábrica para a produção de mudas certificadas”, assegurou o engenheiro agrônomo da EBDA e pesquisador responsável pelo experimento, em Barra do Choça, Gilberto Santana Carvalho.


Na avaliação de desempenho dessas variedades, para a região do Planalto de Conquista foram considerados a altura da planta; diâmetro do pseudocaule; número de filhos; número de folhas vivas na floração e na colheita; peso do cacho; número de pencas e de frutos; peso de pencas; peso médio, comprimento e diâmetro dos frutos e avaliação de Sigatoka.


Além dessas atividades, foram realizados testes de degustação em Barra do Choça e Vitória da Conquista, envolvendo todos os segmentos interessados na cadeia produtiva da bananeira como produtores, técnicos, comerciantes e consumidores. Foram avaliados cheiro, consistência e sabor. “O resultado dessa consulta direta, produção-comercialização-consumo, foi altamente positivo com a recomendação das variedades citadas”, afirmou Gilberto.

Experimento

Para a implantação de cada unidade experimental foram indicadas 15 variedades: Caipira, Maravilha, Preciosa, Japira, Garantida, Thap maeo, Ambrósia, Bucanero, Calipso, FHIA 2, FHIA 18, Tropical, PA 42- 44, PV 42-53 e PV 79-34, todas consideradas geneticamente resistentes ou tolerantes à Sigatoka-negra e Sigatoka-amarela. Outras três variedades,Grande-naine, Prata-anã e Pacovan, foram utilizadas como testemunhas devido a sua alta susceptibilidade a essas doenças.


As características das variedades resistentes são muito semelhantes às variedades tradicionalmente plantadas, inclusive quanto ao sabor, porém com vantagens como alta produtividade e excelente qualidade dos frutos.


Este projeto é uma parceria entre a EBDA, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Campo Biotecnologia Vegetal Ltda. e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).

Imprensa Seagri (01/04/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!