sábado, 11 de abril de 2009

AUMENTO DA PRODUTIVIDADE EM CACAUEIRO

Eduardo Mamédio



A produtividade de dada atividade agrícola pode constituir-se num referencial importante para o produtor rural na adoção de certas tecnologias contemporâneas, ao extensionista na difusão dessas tecnologias e/ou ao agente financeiro na viabilização de financiamentos de determinadas atividades agrícolas.

Na atividade cacaueira, à semelhança de outras explorações agrícolas, a produtividade depende de uma série de fatores, tais como: condições ecológicas do cultivo, tipo de manejo empregado, nível tecnológico adotado, tipo de variedades em uso, dentre outros.

Na busca de soluções para controle das principais doenças que atacam o cacaueiro, principalmente a vassoura-de-bruxa, bem como por aumento de produtividade e manutenção da lavoura, com redução de custos e obtenção de um produto de qualidade, cabe aos produtores, junto aos órgãos de pesquisa públicos e privados e extensionistas, adotar práticas que favoreçam o cultivo e melhorem seus rendimentos.

Essas práticas constituem na utilização de poda racional, enxertia do cacaueiro com materiais resistentes à vassoura-de-bruxa e produtivos, controle integrado das doenças e pragas, calagem e adubação adequada, e controle de plantas espontâneas, dentre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!