quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sistema Mandala de produção agrícola

Sistema Mandala
A Mandala - palavra de origem indiana - é um desenho composto por figuras geométricas concêntricas. Do ponto, de vista religioso, é uma representação do ser humano e do universo e seu desenho pode ser empregado em outras funções. .Assim, o processo mandala é composto de círculos desenhados concentricamente. A partir do círculo central têm-se nove círculos, que
representam os planetas (Fig. 1).












Fig. 1: Plantação organizada em sistema mandala.

O Mandala ou Projeto Holístico de Produção e Sustentabilidade Ambiental Mandala. (baseado na filosofia indiana) é um sistema de irrigação comunitária baseado em canteiros ao redor de uma fonte de água. O projeto teve origem no Sebrae da Paraíba e hoje é implementado por uma série de entidades no sertão nordestino.
Foi desenvolvido pelo Dr. Willy Pessoa Rodrigues. Pode ser construído numa área bem pequena e com poucos recursos, conseguindo garantir comida e renda para o agricultor.
Numa horta, os canteiros são circulares e os aspersores são feitos com hastes de cotonetes. Nela não há uso de veneno, ou seja, agrotóxicos, e o adubo é obtido do esterco de patos, gansos - que vivem no primeiro círculo do cultivo - e peixes - que vivem em um tanque, bem no meio do cultivo.
No centro, representando o sol, fica um reservatório de água. Ao redor dele, nove círculos. Trilha-se um processo modular onde, com baixo custo, você começa a produzir o primeiro círculo. Somente quando ele estiver produzindo, você passa para o terceiro, para o quarto e assim por diante até chegar ao último.
No centro permanece a água e uma bomba pequena a bombeia para as seis linhas. Essas seis linhas fazem a distribuição dos ciclos. A água pode vir de rios, açudes, poços, e até de carros-pipa.
Além de irrigar os canteiros, o tanque pode servir para a criação de peixes e aves aquáticas. O sistema pode chegar a ocupar apenas 2 mil metros quadrados.
O primeiro círculo é destinado à criação animal. Pode ser estabelecido uma espécie de curral. O número de animais, depende da disponibilidade e recurso de cada um.
Quanto ao controle de pragas, galinhas podem ficar soltas no meio dos canteiros. Elas ciscam e se
alimentam de insetos que atacam as plantas.
Em resumo, no centro, situam-se o reservatório de água, no primeiro círculo, as criações, nos círculos restantes, horta, pomar, e cultivo de grãos. Além de sistemas de produção, pode-se desenvolver também uma série de equipamentos alternativos, que têm custo pequeno, mas facilitam muito a vida do agricultor. A bomba d’água pode ser feita a partir de uma bicicleta. Pedalando, o agricultor movimenta aros e roldanas, que levam a água até o sistema de irrigação. A bicicleta funciona em qualquer lugar, dispensando energia elétrica, óleo diesel, ou gasolina. Ela chega a irrigar uma área de 500 a mil metros quadrados.
O aspensor de cotonete também sai barato. Ele leva uma haste e um pedaço de arame. Basta esquentar a ponta do cotonete, apertar com alicate e preencher com arame. Ele serve de guia na hora de cortar a lateral do cotonete. Depois deve-se entortar a ponta, retirar o arame, e instalar o aspensor na mangueira de irrigação.
O sistema distribui água uniformemente para plantações diferentes A irrigação é em forma de círculos concêntricos e com várias culturas integradas, possuindo um custo inferior à irrigação tradicional. É voltada para os pequenos proprietários ou associações rurais.

6 comentários:

  1. pode se usa agua saloba,neste tipo de irrigação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma boa ideia utilizar água saloba, pois pode fazer com que o solo fique com muito sais. O recomendado é agua doce, ou a mais doce possivel.

      Excluir
  2. Incrivel deu vontade de comprar a terra e produzir.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, é uma boa alternativa para a agricultura familiar.

    ResponderExcluir
  4. Estou trabalhando com mandalas , gostaria de obter mais material tecnico.Julio cezar.
    Juliocezzar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Estou começando trabalhar com Mandalas gostaria de obter gostaria de obter mais material teorico.
    juliocezzar@hotmail.com

    ResponderExcluir

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!