terça-feira, 4 de agosto de 2009

CARTA PEDE QUE DESMATE EVITADO SEJA LUCRATIVO


DA REPORTAGEM LOCAL
O Fórum Amazônia Sustentável, que congrega 168 organizações da sociedade civil e empresas do país, entregou ontem ao governo uma carta de princípios com sugestões para a proposta brasileira dos mecanismos de REDD (sigla inglesa para redução de emissões por desmatamento e degradação florestal).
As ações de REDD podem ser um elemento importante para o Brasil e outros países que enfrentam o desflorestamento nas negociações sobre um futuro tratado mundial de clima, que ocorre em dezembro em Copenhague.
Os mecanismos de REDD preveem que a redução do desmatamento contaria como diminuição das emissões de gases causadores do aquecimento global. No caso brasileiro, a derrubada da floresta responde por quase metade dessas emissões.
As sugestões do fórum incluem compensações financeiras para que as populações tradicionais da Amazônia sejam incentivadas a colaborar com as ações de REDD. O documento também defende que essas compensações sejam mais atraentes economicamente do que o desmatamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!