terça-feira, 25 de agosto de 2009

REAÇÕES DE PRODUTORES RURAIS SOBRE PRODUTIVIDADE

Tempo real - 25/08/2009 16h32
Ministro relata reações de produtores rurais sobre produtividade

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, classificou de explosiva a discussão sobre a portaria que altera os índices de produtividade rural utilizados como critério para desapropriação de terras.
Em audiência pública que ocorre no auditório da TV Câmara, o ministro explicou que tem ouvidos produtores, mas que a reação tem sido muito forte. "A reação que tenho ouvido é muito emblemática e política, e tecnicamente, seria possível encontrar um caminho. Mas a questão política é mais forte."Entre os argumentos que tem ouvido dos produtores, o ministro diz que eles consideram essa atualização uma interferência indevida nas propriedades, que seriam fiscalizadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Segundo o ministro, os produtores também alegam que a agricultura caminha para ser a mais eficiente do mundo, embora o setor esteja sendo afetado pela crise econômica mundial. Os produtores questionam ainda quem está medindo a produtividade dos assentamentos e consideram que hoje se mede a produtividade apenas pelo tamanho da propriedade, sem se levar em conta outros fatores com o preço de venda e as tecnologias.
O presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), pediu ao ministro que não assine a portaria que muda os índices de produtividade.
"Vai haver uma devassa nas propriedades. Todos sabemos que o Incra foi praticamente tomado pelo MST", reclamou. O deputado acrescentou que a portaria vai obrigar o produtor a manter a produção, mesmo com prejuízo.

Reportagem - Alexandre Pôrto/ Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara')
Agência CâmaraTel. (61) 3216.1851/3216.1852Fax. (61) 3216.1856

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!