terça-feira, 18 de agosto de 2009

PRODUTORES E TÉCNICOS APRESENTAM EM UBATÃ EXPERIÊNCIAS COM CACAU

As experiências acumuladas por pesquisadores e extensionistas da CEPLAC e alguns produtores de cacau no manejo adequado de cacaueiros na região do Médio do Rio das Contas e Gandú serão apresentadas nesta quarta-feira, 19, em mesa redonda na Fazenda Santa Maria do Jenipapo, às margens da rodovia BR-330, trecho Ubatã – Ubaitaba, município de Ibirapitanga. Na oportunidade também será enfocado o manejo integrado da vassoura-de-bruxa, a principal ferramenta recomendada pela instituição para controle do fungo Moniliophtora perniciosa causador da doença.
Pela programação, os trabalhos técnicos serão iniciados às 8h30min com apresentação de expositores e de dados sobre a fazenda pelo chefe do Escritório Local da CEPLAC de Ubatã, José Mendes, seguido do produtor Edvaldo Bruni que é proprietário do imóvel. Às 9h10min, o fazendeiro Fernando Bastos Menezes fala sobre o manejo aplicado na lavoura de cacau do conjunto de fazendas São Jorge e Dom Eduardo, em Ibirapitanga. Depois será a vez de o produtor Clóvis Aquino Junior abordar tratos culturais empregados na Fazenda Conjunto Baixa Alegre de sua propriedade no mesmo município.
Às 9h50min, o produtor Pedro Roberto Santos Magalhães, da Fazenda Lagedo do Ouro/São Roque, eleito “Cacauicultor do Ano” pela CEPLAC, no Dia Internacional do Cacau, transcorrido no segundo domingo de junho, fala de suas experiências, cabendo ao seu colega Edisio Muniz, da Fazenda Boa Lembrança, também em Ipiaú, discorrer sobre o manejo de cacauais em sua propriedade. Às 10h40min será expositor Renato Dias Souza, da Fazenda Paó, em Nova Ibiá, enquanto às 11 horas o palestrante será Aflorisval Almeida, da Fazenda Braço Queimado, em Nilo Peçanha.
Às 11h45min o Chefe do Centro de Extensão da CEPLAC (CENEX), Sérgio Murilo Correia Menezes e os assessores técnicos Milton Conceição e Ivan Costa apresentam considerações sobre as experiências apresentadas pelos produtores e as recomendações da CEPLAC para que o cultivo de cacau na Fazenda Santa Maria do Jenipapo seja bem sucedido. O evento conta com o apoio dos Escritórios Locais da CEPLAC de Ubatã, Ibirapitanga, Gandú e Ipiaú e as parceirias dos sindicatos rurais, Secretaria de Meio Ambiente de Ibirapitanga, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e escritórios de Ipiaú e Ubaitaba da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA CEPLAC terça-feira, 18/8/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!