segunda-feira, 17 de agosto de 2009

TÉCNICOS SÃO TREINADOS PARA FORTALECER COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

16/08/2009 23:08:09
Intensificar a capacitação do corpo técnico da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) no sentido de melhorar o desempenho e a produtividade na implementação das políticas públicas, voltadas à comercialização na agricultura familiar.
Esse é o propósito da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), que, em parceria com a EBDA, programou treinamentos intensivos para 840 técnicos de todas as regiões da Bahia, por meio de sete encontros regionais.
O desafio começa nesta segunda - feira (17) e segue até quarta (19), com a capacitação da primeira turma de gerentes, sub-gerentes, chefes dos escritórios locais e técnicos da sede, no centro de treinamento da empresa, em Itapuã.
"A EBDA, como a maior empresa pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do estado, tem o papel de articular e organizar as atividades voltadas à agricultura familiar. O treinamento reforça esse compromisso e coloca o agricultor como prioridade dos trabalhos", disse o presidente da empresa, Emerson Leal.
A comercialização, dentro da concepção de cada programa da agricultura familiar, é o foco da capacitação e será abordada por técnicos da EBDA, Suaf, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO ( CONAB).
Um dos destaques será o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que garante o acesso aos alimentos às populações em situação de insegurança alimentar, nutricional e promove a inclusão social, no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
A concepção, objetivos, beneficiários e funcionamento de programas como Garantia Safra, Distribuição de Sementes, Mais Alimentos, Programa Sertão Produtivo, DAP, Alimentação Escolar, dentre outros, serão destacados e discutidos pelos participantes.
Também estão em pauta dos debates, as novidades do Novo Plano Safra 2009/2010, o Pronaf Sustentável (concepção, metodologia, abrangência) e a Renegociação de Dívidas do Pronaf (prazos, adesão, pagamentos).
A programação continua em Feira de Santana quando serão treinados, durante os dias 24 e 28 deste mês, os técnicos das regiões de Feira, Serrinha, Alagoinhas e Ribeira do Pombal.
Até o final de setembro também serão beneficiados com a iniciativa, os técnicos das regiões de Senhor do Bonfim, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Jequié, Caetité, Itabuna, Cruz das Almas, Teixeira de Freitas, Seabra, Irecê, Itaberaba, Ibotirama, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória.
Fonte: Portal Oficial do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise

Pesquisa personalizada

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..." (Confúcio)

Obrigado pela visita!